Curiosidades

Veja 8 benefícios do mel para a sua saúde

O doce sabor do mel faz com que ele seja queridinho por muita gente. Por esse motivo, muitas vezes ele é escolhido para acompanhar o café da manhã, algum lanche do café da tarde ou para ser um dos ingredientes de alguma boa receita. Mas, além de ser gostoso, o mel contém propriedades que fazem bem para a saúde.

Os benefícios são muitos e podem ser aproveitados com o consumo do mel da maneira mais adequada para a situação. Descubra as vantagens abaixo!

Hidratação da pele

Por causa das moléculas de açúcar que contém, o mel é uma espécie de hidratante natural para qualquer tipo de pele. A sua composição ajuda a segurar a água na pele e, para que isso aconteça, basta aplicar o mel diretamente na pele (deixando agir por 20 minutos e depois lavar com água) ou utilizar produtos que levem mel.

Mel como hidratante
Créditos: pixabay

Ajuda a amenizar a ressaca

Aqui o açúcar também tem grande importância, já que ele é o responsável por ser uma das coisas que ajudam o corpo a quebrar o álcool de uma maneira mais positiva. A dica é inserir o mel no café da manhã para ter um dia mais agradável após uma noitada.

Mel
Créditos: pxhere

Melhora o sono

Podendo estimular a produção de serotonina no organismo por ser um poderoso alimento, o mel também traz resultados que envolvem sensações de prazer e bem-estar. Isso significa a possibilidade de maior relaxamento e noites de sono mais agradáveis.

Mel relaxante
Créditos: iStock

Combate a dor de garganta

Com certeza você já viu alguém indicando coisas naturais para aquela dorzinha de garganta e no meio delas o mel sempre aparecia. E ele realmente pode ajudar com suas características antibióticas e antissépticas. Para aliviar a dor de garganta e diminuir tosses, por exemplo, chá e água morna com limão e mel são muito bem-vindos.

Dose de mel
Créditos: pxhere

É antibactericida

Durante a produção, as abelhas depositam peróxido de hidrogênio no mel e estudos mostram que isso contribui para matar bactérias.

Produção de mel
Créditos: pxhere

Ajuda a combater o envelhecimento

Os antioxidantes previnem os danos das células e sim, eles estão presentes no mel! O resultado de uma dose moderada de mel diariamente (uma colher de sopa e meia) pode ser uma boa prevenção para o envelhecimento.

Colher de mel
Créditos: pixabay

Fornece energia

A glicose presente no mel é uma verdadeira fonte de energia e administrada com equilíbrio pode ajudar no processo de regeneração dos músculos. Mas tomem cuidado com o excesso! Ele também não é indicado para diabéticos.

Potes de mel
Créditos: pxhere

Cicatrizante

O poder do mel ainda não acabou. Ele tem propriedades que estimulam o crescimento dos tecidos e minimiza cicatrizes. Dessa forma, funciona perfeitamente como cicatrizante natural.

Mel e seus benefícios
Créditos: Calum Lewis

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais destinos visitando nosso Instagram.

Viagens para você!

P.S. O HU te ❤

Publicidade

Clube Hurb

Você pode se Interessar!