Gastronomia Internacionais

Conheça as melhores experiências gastronômicas do Canadá

Quando o Canadá é citado, em grande parte das vezes a primeira coisa que as pessoas vão pensar é o frio que faz. O que é totalmente aceitável. Porém, há muito mais coisa para sabermos além de informações sobre o clima. Uma delas é a gastronomia local. Pratos típicos e algumas curiosidades da região representam toda uma cultura existente e acabam sendo alimentos interessantes para experimentar durante a viagem.

Maple Syrup

Se você ainda tem dúvida sobre o que é a folha que está presente na bandeira do Canadá, ela será respondida agora. Estamos falando da árvore Maple, típica do Canadá. E se a sua folha está na bandeira é porque tem importância, certo?

O maple syrup (xarope de maple) é feito da seiva dessa árvore e apreciado em todo o país acompanhando panquecas, waffles e variados tipos de pães. Mesmo que o xarope não seja exatamente um prato, ele é considerado o alimento mais famoso do país. A textura lembra bastante o mel, mas o gosto é menos doce e também mais marcante. Pela popularidade e flexibilidade na hora de ser utilizado, ele conquistou espaço, fãs e o protagonismo de vários festivais no país.

Créditos da foto: thepaleomom.com

Poutine

Prato típico e bastante tradicional, o poutine é uma interessante mistura de batata frita, queijo e molho. O que parece simples tem, na verdade, algumas condições que fazem a diferença no sabor. A batata, por exemplo, precisa ser frita em banha em vez de óleo. Já o segundo ingrediente tem que ser coalhada de queijo. Por último, o molho: feito com carne de boi, frango ou até mesmo em versão vegetariana. A receita original leva queijo cheddar com molho de carne, conhecido como gravy.

Mas além do clássico também existem outras opções do prato: poutine com linguiça ou nachos são umas delas. Nesse momento, os canadenses imaginam muitas coisas para renovar o prato e manter o típico sabor.

Créditos da foto: jaimelapoutine.ca

Smoked Meat

Pão, carne defumada canadense e alguns temperos especiais. Está pronto o Smoked Meat! Como os canadenses gostam bastante de sanduíches, ter alguma receita tradicional seguindo essa linha era quase uma obrigação.

A carne defumada é muito conhecida em Montreal e no resto da província de Quebec, mas caiu nas graças do povo e hoje já é um prato nacional. Mas se engana quem acha que em todos os lugares a refeição servida em formato de sanduíche tem o mesmo gosto. A receita é diversificada e cada restaurante defuma a carne de uma maneira, variando de acordo com o tempo para produção e as ervas que são escolhidas como tempero. O que podemos dizer, no entanto, é que em Montreal ficam os restaurantes que mais se destacam na venda do Smoked Meat.

Falando em destaque, outra coisa que chama a atenção é a quantidade de carne colocada no pão. O generoso volume de proteína é de dar água na boca. Há quem diga até que o sanduíche lembra o famoso pão com mortadela do Mercado Municipal de São Paulo. O que você acha?

Still the best #sandwich in the world.

A post shared by Continents & Condiments (@continentscondiments) on

Icewine

Por último, deixamos para falar de uma bebida. E ela é um tradicional vinho do Canadá produzido a partir de uvas congeladas! Para isso acontecer, o processo é bem específico: a temperatura tem que estar abaixo dos 8 ºC negativos por pelo menos três dias. A partir daí, as uvas vão congelar e poderão ser colhidas ainda com o gelo. Assim nasce o icewine. O sabor costuma ser mais adocicado e, dependendo da variedade da uva, pode ter notas de frutas, maple, nozes e mel. Interessante, né? Por ter um inverno rigoroso, o Canadá consegue manter uma produção anual do vinho de gelo. Diferente de Alemanha, Áustria e Estados Unidos, outros produtores que dependem que o frio chegue e se mantenha com mais frequência.

A província de Ontário é a maior produtora de icewine do país e é onde fica a vinícola Inniskillin, conhecida internacionalmente como líder na produção da bebida. Há tours para conhecer e fazer degustação, além de uma adega subterrânea com os primeiros icewines da vinícola.

Créditos: Shing-Shiou Liu

Se você gostou das dicas, lembre-se de colocar no seu roteiro em uma futura viagem. Viva mais histórias com o HURB e descubra mais destinos visitando nosso Instagram!

Viagens para você!

P.S. O HU te ❤

Publicidade

Clube Hurb

Você pode se Interessar!