Gastronomia Nacionais

5 comidas típicas fantásticas da Bahia

A Bahia é um estado rico em todos os sentidos, seja por suas praias belíssimas, festas, povo, agitação, carnaval, história e tudo mais. Mas, se tem uma coisa que chama muito atenção no berço do descobrimento do Brasil é a sua inconfundível gastronomia.

Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e muito mais. Esses destinos ficam ainda mais completos graças a grandiosidade da culinária baiana. Quem provar as iguarias, tende a voltar porque o que você verá, ou melhor, comerá na Bahia é realmente incrível!

Moqueca
Moqueca de Peixe – Créditos: Blog Lapesca Gourmet – Lapesca

Para ajudá-lo(a) na sua próxima viagem a esse destino sensacional, o Viajante HU selecionou 5 comidas típicas feitas com o tempero baiano que farão você se apaixonar ainda mais por essa terra fantástica. Confira, está imperdível!

Acarajé

Esse prato traduz o sentimento do povo baiano, uma mistura incrível de sabores que apresentam a identidade de uma terra incrível. O acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê e pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, componentes e pratos típicos, em sua grande maioria, da cozinha local.

Na Bahia, procure as Baianas do Acarajé e se delicie com a iguaria. Detalhe importante é que se lhe perguntarem se você quer quente ou frio, é referente ao nível de pimenta. Quanto mais quente você pedir, mais pimenta virá no seu acarajé, fique ligado!

acaraje
Acarajé – Créditos: Pickle Content

Abará

O abará é uma comida típica que você encontrará muito quando for na Bahia. Sua história se confunde com a do acarajé. O prato é um bolinho de feijão fradinho moído, cozido e embrulhado em folha de bananeira. É feito com a mesma massa que o acarajé, a diferença é que o abará é cozido enquanto o acarajé é frito. Essa iguaria pode ser ingerida com camarão, caruru, vatapá e salada e para quem gosta, pimenta.

Abará
Abará – Créditos: porcaodabahia.com.br

Bobó de Camarão

O bobó de camarão é outra comida típica genuinamente baiana, porém, hábitos culturais são dinâmicos e por isso, no Brasil, o prato foi adaptado de acordo com o que a geografia local. O bobó tem consistência cremosa e é feito com camarões refogados em temperos verdes, mandioca e leite de coco. É um prato sensacional e uma pedida imperdível quando você estiver na Bahia!

bobo-de-camarão
Bobó de Camarão – Créditos: Sabores Ajinomoto®

Arroz de Hauçá

Segundo historiadores, o Arroz de Hauçá era o prato preferido do escritor baiano Jorge Amado. O prato tem origem africana é foi personalizado na Bahia, o arroz branco é bem cozido e quase não leva sal, isso acontece para que ele seja perfeitamente bem acompanhado por camarão defumado ralado e carne de charque frita no alho e cebola. O sabor é muito bom e vale a pena provar!

Arroz-de-hauça
Arroz de Hauçá – Créditos: O Bom de Viajar

Moqueca de peixe com pirão

Não há brasileiro que nunca tenha ouvido falar de moqueca. A moqueca de peixe baiana é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. O prato inclui em sua receita tradicional o leite de coco e azeite de dendê e normalmente é feita em panela de barro. Na sua visita a Bahia, a Moqueca de peixe com pirão é outro prato que você não pode deixar de apreciar. É fantástico!

Moqueca
Moqueca de Peixe – Créditos: Blog Lapesca Gourmet – Lapesca

Viva mais histórias na Bahia, painho e acompanhe o Viajante HU mainha!

Viagens para você!

P.S. O HU te ❤

Publicidade

Clube Hurb

Você pode se Interessar!